Serpa Di Lorenzo homenageia o ex goleiro Mazureik

VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO MAZUREIK?

Ele nasceu na então pacata e arborizada cidade de João Pessoa, PB, precisamente no dia 23 de fevereiro de 1963, os seus pais o batizaram com o nome de Mazureik Lima Maciel, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o goleiro “MAZUREIK”.

Quando criança, ele teve o privilégio de morar nas limítrofes cidades de Pedras de Fogo PB e Itambé PE, terra de Dom Vital e berço da Maçonaria Brasileira e foi nas ruas e campinhos delas que Mazureik teve os seus primeiros contatos com a bola jogando saudosas peladas com a criançada.

De retorno a João Pessoa, Mazureik foi estudar no Instituto Presidente Epitácio Pessoa, IPEP, extinta e tradicional escola fundada pela senhora Maria Bronzeado e que prestigiava muito o esporte amador da capital . Com apenas dez anos, em 1973, o nosso homenageado passou a se destacar e foi observado pelo professor União, que não pensou duas vezes e o levou para treinar no tradicional Esporte Clube Cabo Branco, o alvirrubro de Miramar. Dali em diante começava uma carreira irretocável.

Mazureik defendeu as cores alviverdes do IPEP nos tradicionais Jogos da Primavera e a nossa seleção universitária nos anos de 1984, 1985 e 1986. Pela seleção paraibana, ele foi campeão do Nordeste, em 1982, 1983 e 1985 e terceiro lugar no campeonato brasileiro de seleções em 1983.

Ele conquistou vários títulos nas categorias de base pelo Esporte Clube Cabo Branco, levando-o a ser contratado pela então Associação Desportiva Pitú, Clube Náutico Capibaribe, Bandepe, Votorantim e Tigre, fortes equipes pernambucanas. América Futebol Clube e ABC Futebol Clube, as então melhores equipes do Rio Grande do Norte. Perdigão, Sercesa, e Ulbra Vasco do Rio Grande do Sul. Aguativa, de Londrina, estado do Paraná. Por onde passou o nosso homenageado conquistou títulos para o seu invejável currículo.

Depois de ter adquirido essa experiência toda, a sua carreira foi coroada com oito convocações para integrar a seleção brasileira de futsal, para alegria do povo paraibano. Mazureik foi campeão Sul-americano na cidade de Aracajú, SE, campeão Mundial em Hong Kong e campeão do torneio internacional realizado em Foz do Iguaçú – PR, vestindo o manto verde e amarelo do nosso país.

Em 2000, jogando em clube do estado do Paraná, a brilhante carreira de atleta foi encerrada para dar início ao repasse de seus conhecimentos teóricos e práticos, na função de treinador. Mazureik já treinou várias equipes no estado da Paraíba, a seleção paraibana e também foi treinador de goleiros da seleção brasileira de futsal e da seleção brasileira universitária, pela qual chegou a ser campeão mundial universitário como treinador de goleiro.

Mazureik também obteve experiência dentro dos gramados, quando jogou de goleiro nas categorias de base do Botafogo Futebol Clube, em 1978, e foi treinador de goleiros da equipe profissional do Auto Esporte Clube.

Hoje, ele é servidor público do estado da Paraíba, professor e treinador de futsal do colégio Motiva e do Esporte Clube Cabo Branco. A sua relação de amor e abnegação com o alvirrubro de Miramar chama a atenção dos desportistas, pois começou na época de criança e permanece por décadas.

Mazureik ainda tem muito a ensinar e a treinar os jovens atletas de futsal, da Paraíba e do Brasil, pois sempre foi um profissional exemplar e de muita dedicação ao esporte da bola pesada.

Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o cidadão MAZUREIK LIMA MACIEL, o popular goleiro MAZUREIK, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futsal brasileiro.