Ex-jogador e jornalista são suspensos na França após comentário sexista sobre Najila

Dois comentaristas da RMC, uma das maiores rádios de alcance nacional da França, foram afastados da emissora depois de fazerem comentários sexistas sobre Najila Trindade, que acusa Neymar de estupro e agressão. 

Durante programa “After Foot” do último sábado, o de maior audiência da rede, Jérôme Rothen, ex-jogador do PSG, e Daniel Riolo discutiam a questão envolvendo o atacante quando Riolo disse:

“No caso Neymar, não consigo deixar de pensar em algo estúpido “, disse ele. “Mas a garota, você viu a garota?  “Sim, é muito estúpido”, intervém rapidamente o apresentador Nicolas Vilas. Mas a discussão continua.

“Eu estava esperando que ela fosse um avião de combate. E é da segunda divisão “, acrescentou Daniel Riolo, rapidamente acompanhado por seu colega Rothen. “Ele pode ter tudo o que quiser e pegou uma mulher de segunda divisão”, disse o ex-jogador.

“Mas você está bravo com os caras”, ainda tenta Vilas. “Podemos ter um debate paralelo? Riolo fica irritado. “Não é um debate paralelo, é outra história”.

“Quando seu nome é Neymar, você tem um padrão de qualidade. Normalmente é a Champions League. Para fazê-la vir, para pegar o avião… Aí, você vê na chegada e pensa: estou na m…”, diz Riolo. “Ela é um time pequeno, é um Lorient”, conclui Rothen em uma comparação final. “Vamos seguir em frente”, finalmente diz Nicolas Vilas.Veja mais no

A conversa colocou fogo nas redes sociais, até a intervenção, no domingo, de Marlène Schiappa, secretária de Estado da igualdade de gênero da França.

“Eu penso em todas as mulheres que estão relutantes em registrar uma queixa depois de terem sido estupradas ou abusadas sexualmente”, disse a secretária de Estado da Igualdade de Gênero no Twitter, em postagem direcionada ao Conselho Superior do Audiovisual (CSA) da França.

Naquela mesma noite, Marlène Schiappa também falou por telefone à RMC. “O que me impressionou e me chocou é que isso contribui para a cultura do estupro”, explicou, antes de denunciar “as palavras que tiram sarro das mulheres que acusam um homem de estupro” .

Durante o programa, Daniel Riolo pediu desculpas novamente – algo que já que havia feito nas redes sociais, dizendo-se tratar de uma piada sem graça e fora de hora, antes de afirmar que “o que [ele] disse” sobre Najila estava obviamente desconectada do suposto estupro. Ausente da emissora no domingo, Jerome Rothen assegurou no Twitter que suas palavras não são “aceitáveis” e disse lamentar não ter percebido no momento.

Por sua vez, a sociedade de jornalistas da RMC se rechaçou o que foi dito no ar e disse “condenar veementemente os comentários sexistas e insultuosos”. Nesta terça-feira, o Conselho Superior do Audiovisual (CSA) vai levantar o número de reclamações recebidas nos últimos dias.

Vale o registro: o presidente do Lorient, por sua vez, queixou-se de que Najila foi comparada ao seu clube. 

MSN.COM