EPC dá início a campanha contra violência nos estádios

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Federação Paraibana de Futebol (FPF) lança nesta quarta-feira (20) a campanha “Futebol é Alegria e Gol”, que tem o objetivo de prevenir a violência nos estádios do estado.

O lançamento do jingle oficial da campanha ocorreu no Programa Fala Paraíba, que teve início ás 11h00 na Rádio Tabajara. Já a solenidade acontecerá no estádio Almeidão, momentos antes da partida entre Botafogo e Campinense, pelo Campeonato Paraibano 2019, marcado para às 20h30.

Na ocasião, participação do evento, a diretora presidente da EPC, Naná Garcez; a diretora de Rádio e TV, Maria Eduarda Santos, bem como a presidente da FPF, Michelly Ramalho, além do Procurador do MPPB Valberto Lira. Também estarão presentes, o gerente comercial da Rádio Tabajara, Juarez Guedes, além de várias autoridades.

De acordo com o gerente comercial da Rádio Tabajara, Juarez Guedes essa é uma campanha preventiva, que irá envolver também os clubes e as torcidas organizadas. “A idéia é trazer um mote que vai além da questão do debate de paz no estádio, mas dizer qual é o grande beneficio do esporte quanto ação coletiva para a sociedade e que é um momento de confraternizar e celebrar”, disse.

A campanha vai se estender até o final da temporada 2019 e envolverá várias ações em todas as rodadas e também serão utilizados todos os veículos da EPC que são: o Jornal A União e a Rádio Tabajara (AM e FM), durante toda a programação, principalmente nas transmissões esportivas.

O Procurador de Justiça e desportista Valberto Lira, explicou o trabalho de fiscalização do MPPB no quesito violência nos estádios. “Nós buscamos sempre essa conscientização e esse dilogo´, principalmente com as torcidas organizadas que são protagonistas dos grandes espetáculos nos nossos estádios. Sabemos que pelo menos 99% da violência não são das torcidas organizadas, mas de pessoas que se infiltram e o trabalho vai ser de identificação desses vândalos para que possamos voltar a ter as famílias dentro dos estádios”, afirmou.

Maria Eduarda Santos, diretora de rádio e tv da Tabajara, lembrou de outros eventos que a emissora realizou na área esportiva. “Durante dois anos seguidos foi idealizado e executado o Futebol Solidário, onde através desse evento, cerca de quatro toneladas de alimentos foram arrecadadas, em cada realização, ao Hospital Padre Zé, que é filantrópico”, destacou.

No jogo de ida entre as duas equipes, no mês de janeiro deste ano pelo Campeonato Estadual, o primeiro “Clássico Emoção”, como é chamado o encontro de Botafogo e Campinense, no estádio Amigão, ocorreram várias confusões entre torcedores.