Campeonatos extintos que o brasileiro sente saudade

*Torneio início

*Taça dos Campeões Brasileiros

Com conceito parecido com o da Supercopa do Brasil – que volta em 2020 -, essa competição teve apenas uma edição e tinha como objetivo um enfrentamento entre o Campeão da Série A contra o Campeão da Série B. Na única vez em que foi disputada, em 1992, foi vencida pelo Flamengo, que derrotou o Paraná Clube nos pênaltis.

*Supercopa Sul-Americana

Entre 1988 e 1997, foi disputado um torneio que reunia um seleto grupo de times: apenas aqueles que foram campeões da Libertadores da América alguma vez, independente de seu atual momento ou de alguma classificação posterior. Essa competição seria substituída pela também extinta Copa Mercosul em 1998. Entre os brasileiros, os únicos que venceram essa competição foram Cruzeiro e São Paulo.

*Torneio Rio-SP

Um dos mais charmosos e tradicionais torneios do Brasil, durante muito tempo reuniu os maiores clubes dos dois estados. Não é à toa que a competição se tornaria o embrião do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que anos depois seria reconhecido como Campeonato Brasileiro. Os maiores campeões foram Corinthians, Palmeiras e Santos, com cinco títulos cada um. Dos cariocas, o maior vencedor é o Botafogo, com quatro. A última edição foi disputada em 2002 e teve o Corinthians como campeão.

*Copa dos Campeões

Entre 2000 e 2002, foi disputado um torneio que reunia os maiores vencedores do primeiro semestre da temporada. O objetivo era escolher quem iria representar o Brasil em uma das vagas na Libertadores antes do Brasileirão por pontos corridos. Participavam desta competição os vencedores de Campeonato Carioca, Campeonato Paulista e Torneio Rio-São Paulo. Também haviam representantes de outras competições regionais.

*Copa Intercontinental

Depois que a Fifa resolveu abraçar a ideia de organizar o campeonato mundial de clubes, aquele tradicional torneio que colocava frente à frente o campeão da Europa contra o campeão sul-americano em partida única foi deixado de lado.

Uol