Vai ter dobradinha no carnaval carioca de 2019. Os apaixonados por samba e futebol, especialmente botafoguenses e flamenguistas, vão ter um motivo a mais para curtir a folia. É que Flamengo e Botafogo ganharam suas próprias escolas de samba, e com direito a torcedores ilustres como compositores, como é o caso da Imperadores Rubro-Negros, onde Xande de Pilares e Dudu Nobre irão assinar o samba-enredo “Paixão pelo Clube, Amor pelo Samba”. Já o Botafogo Samba Clube, escola formada por torcedores alvinegros, vai levar o enredo “Tulio, o Glorioso”, que vai passear pela trajetória de um dos maiores ídolos do clube dos últimos tempos, o atacante Túlio Maravilha.
Xande de Pilares, flamenguista declarado, revela ter ficado feliz com o convite, mas reforça o profissionalismo, apesar das preferências:
— Compositor não escolhe a escola, apesar de ter a do coração. Somo iguais aos jogadores de futebol. Eu fiquei muito feliz com o convite, junto ao Dudu Nobre e André Diniz.
O presidente da Imperadores Rubro-Negros, Serginho Aguiar, revela o entusiasmo em ver um sonho se tornando real:
— Fizemos o convite ao Xande de Pilares e ao Dudu Nobre por serem compositores que representam o Flamengo. Tudo aqui é movido pela paixão pelo clube e amor ao samba. Todos da diretoria são do carnaval, então juntamos um bom time.
E afirma que a escola não possui vínculo com torcidas organizadas:
— Juntamos sambistas rubro-negros e criamos a agremiação. A Imperadores não tem vínculo com o clube e nem com torcida organizada, é um projeto totalmente independente, diz o presidente, Serginho Aguiar.
O Botafogo Samba Clube também é uma escola formada por torcedores, e para o presidente da agremiação, Sandro Lima, o enredo não podia ser diferente:
— Falar sobre o Túlio foi uma decisão unânime. Nós, botafoguenses, temos uma dívida com ele pelo título brasileiro de 1996.
As duas escolas ainda não possuem locais próprios para os ensaios. A Imperador tem utilizado a quadra da Difícil é o Nome, em Pilares, na Zona Norte. Neste domingo acontece o primeiro ensaio da bateria. Já a escola alvinegra negocia com oclube do Botafogo para utilizar as dependências até conseguirem outro espaço. Sobre a rivalidade que existe nos campos, o presidente do Botafogo Samba Clube garante que não existe no carnaval:
— Tenho ouvido comentários de que a Intendente Magalhães vai se tornar uma praça de guerra durante os desfiles, mas não é verdade. Até porque nós e o pessoal da Imperadores Rubros, somos amigos. O Serginho (presidente da Imperadores) foi peça importante para o início do Botafogo Samba Clube. Não há rivalidade, afirma Sandro Lima.
A Imperadores Rubro-Negros vai desfilar na semana que antecede o carnaval, no dia 09/03. A escola alvinegra será a 11° a desfilar no Domingo de carnaval, ambas na Intendente Magalhães, pelo Grupo E.
Fonte: Jornal Extra