– Acordar no meio dessa madrugada com a notícia de que você, meu irmão, partiu, está sendo uma das piores sensações da vida. Quando a gente perde um irmão, a gente perde um pedaço imenso da nossa história, da nossa vida, das nossas vidas, aliás, perde um tanto, sem tamanho – escreveu o campeão mundial em 1994.
Os dois irmãos nasceram em Pernambuco e cultivaram juntos o sonho de atuarem profissionalmente no futebol. Enquanto Ricardo conseguiu defender as cores do São Paulo, Real Madrid e chegou a conquistar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, Henrique fez sucesso no futebol paraibano, tendo conquistado o estadual de 1988 pelo Botafogo no clássico com o Treze.
– Nem todos sabem, mas meu irmão Henrique era muito mais craque de bola que eu. Nós começamos juntos, íamos treinar andando juntos, lutávamos juntos porque o futebol era o nosso sonho. Ele me inspirou muito e posso dizer que se cheguei onde cheguei, ele foi um grande responsável. E por isso e por tudo, eu te serei eternamente grato.