Autor daquela que é a mais famosa defesa da história da Copa do Mundo e também de todo o futebol, o ex-goleiro inglês Gordon Banks morreu nesta madrugada, aos 81 anos.
Banks foi eleito pela Fifa como o melhor goleiro do ano em seis oportunidades, foi titular da seleção inglesa em 73 jogos e sempre é lembrado pela espetacular defesa que fez no dia 7 de junho de 1970, em Guadalajara, para evitar um gol de Pelé.
Modesto, Banks disse que teve “sorte” no lance e afirmou que foi aquele momento, e não o título que conquistou em 1966, que o tornou famoso. “Eles não lembram de mim por ganhar a Copa da do Mundo. É pela defesa”, afirmou.
“É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados pela perda, mas temos muitas memórias felizes e não poderíamos ser mais orgulhosos dele”, disse a família, em comunicado.
Em 1966 foi o goleiro da Inglaterra na conquista da Copa do Mundo, sendo titular em todos os jogos da campanha que terminou com a vitória sobre a Alemanha, em Wembley.
ESPN