Ainda em viagem a São Paulo, os vereadores de João Pessoa/PB participaram de um seminário da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), para passar detalhes da parceria com a Universidade Federal da Paraíba, onde uma plataforma de acessibilidade chamada VLibras é tratada como a tecnologia que poderá revolucionar a TV para os portadores de necessidades especiais.
O encontro acontece durante o Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital, promovido pela Astral na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), e os vereadores Dinho (PMN) e Bispo José Luiz (PRB) prestigiaram a palestra proferida pelo professor Carlos Eduardo, do Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e pelo secretário de Comunicação da Câmara de João Pessoa, jornalista Janildo Silva.
Para uma plateia composta por servidores e técnicos de várias partes do país, a dupla falou do aplicativo Vlibras, cujo projeto piloto será desenvolvido junto à TV Câmara da capital paraibana. Desenvolvido pela UFPB, o app cria um avatar eletrônico que traduz, em libras, o que está sendo dito naquele instante, na televisão, ampliando o alcance para pessoas surdas.
“Com a chegada da tecnologia digital à nossa TV Câmara, ampliamos as possibilidades de chegar ainda mais perto da população, e a UFPB, através do Lavid, tem sido um parceiro muito importante na elaboração de projetos que permitam essa aproximação através da TV”, comentou Marcos Vinícius.
- Ascom – CMJP