VOCÊ SE LEMBRA DO VOLANTE NELSON? Novo artigo de Serpa Di Lorenzo

VOCÊ SE LEMBRA DO VOLANTE NELSON?

Ele nasceu na belíssima e arborizada cidade de João Pessoa – PB, precisamente no dia 07\09\54, foi registrado por seus pais com o nome de NELSON PEREIRA SANTOS FILHO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o eficiente e dinâmico volante “NELSON”.

Tudo começou no ano de 1973 na equipe juvenil do Sport Club do Recife, onde era um dos destaques e conquistou o tricampeonato pernambucano jogando de meia direita e centroavante, época em que teve a oportunidade de disputar a famosa copinha realizada no estado de São Paulo – SP. Em 1975, com a inauguração dos estádios Amigão e Almeidão, o Botafogo Futebol Clube montou uma estrutura para trazer a hegemonia do futebol para a capital, pois desde 71 estava na famosa Serra da Borborema.

A primeira e exitosa providência do Belo foi trazer aqueles garotos que estouraram a idade no Sport Club do Recife: Salvino, Nilton, João Carlos, Celso, Evandro, Luisinho e NELSON, juntamente com o experiente treinador Pedrinho Rodrigues. Ao mesclar essa garotada com Pompeia, Fantick, Baltazar, Vandinho, Anselmo, Magno, Benício, Kalú e tantos outros os títulos foram chegando naturalmente. Quis o destino que o volante titular não pudesse jogar uma determinada partida, o treinador precisou improvisar um atleta e esse atleta para a nossa alegria foi NELSON, que vestiu a camisa número 5 e nunca mais a largou. NELSON foi campeão paraibano seguidamente nos anos de 1975, 1976, 1977 e 1978, tetracampeonato que a torcida do Botafogo Futebol Clube nunca esqueceu, em virtude dos excelentes jogadores que vestiram e honraram sua respectiva camisa. Ao deixar o nosso estado, NELSON foi conquistar outros importantes títulos e dar alegria aos torcedores por esse Brasil de dimensão continental. Jogou no Fortaleza Esporte Clube, Nacional Futebol Clube de Manaus AM, Ferroviário Atlético Clube CE e Associação Esportiva Tiradentes CE.

No Fortaleza Esporte Clube, NELSON, foi bicampeão cearense, jogando ao lado dos companheiros Salvino, Zé Eduardo e Assis Paraíba, todos conhecidos e respeitados pela torcida paraibana. A identificação com a torcida cearense foi enorme e foi com a camisa da Associação Esportiva Tiradentes que ele pendurou as suas famosas e disputadas chuteiras. Ao deixar as quatro linhas, NELSON ainda trabalhou como treinador e supervisor em várias equipes daquele estado. Quem frequentou o estádio Almeidão naquele período inesquecível, onde o campo lotava e passeatas e carreatas eram realizadas vai lembrar de um jogo entre o Botafogo PB x São Paulo Futebol Clube, quando a bola quicou no meio de campo e NELSON encobriu todo o time do tricolor do Morumbi, não fazendo um gol de placa em virtude de um zagueiro ter conseguido, milagrosamente, colocar a bola para fora em cima da risca da trave. Se a arquibancada não caiu naquele dia, nunca mais cairá.

Hoje, residindo em Fortaleza e em Tianguá – CE, respectivamente, NELSON agradece os ensinamentos e a oportunidade do saudoso treinador CILINHO, profissional que foi muito importante em sua carreira.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. NELSON PEREIRA SANTOS FILHO, o popular volante NELSON, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

SERPA DI LORENZO