VOCÊ SE LEMBRA DO PIVÔ DUCA?
Ele nasceu na próspera e histórica cidade de Guarabira – PB, a famosa Rainha do Brejo, no dia 03 de março do ano de 1964, foi por seus pais registrado com o nome de EDUARDO FERNANDES DE MELO, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como o ágil, habilidoso e artilheiro pivô DUCA.
Tudo começou na antiga quadra municipal Augusto de Almeida e nos campos de várzea da cidade de Guarabira – PB. No futebol de salão, ele era pivô, no futebol de campo começou de zagueiro e depois foi ser centroavante. Ele sabia o caminho das redes. Depois de passar pela base do Guarabira Esporte Clube, DUCA foi jogar no time profissional do famoso “Espantalho do Brejo”. Em 1991, quando da realização do saudoso torneio início do campeonato paraibano de futebol profissional, DUCA teve o privilégio e a honra de ser o reserva de Roberto Dinamite, artilheiro brasileiro que vestiu a camisa do Guarabira Esporte Clube naquele evento como jogada de marketing promocional.
Pois bem, mesmo tendo excelente altura, 1.82, visão de jogo e sabendo jogar com os dois pés, DUCA foi aos poucos afastando – se dos gramados e dedicando-se ao futebol de salão. Dentro das quadras, ele passou a ser destaque em todos os torneios, jogos ou campeonatos disputados na região do brejo. Ele jogou no ABC de Pelé, na seleção da Prefeitura, na equipe da Ótica Dois Irmãos e na Gráfica Guarabirense.
Em um belo dia, um funcionário do Banco do Brasil em Guarabira, o indicou para o competente treinador Walter Luis da equipe da AABB adulto de João Pessoa. Junto com ele vieram Dinho, Gilvan e Josias. Conquistaram o primeiro turno vencendo a saudosa e poderosa equipe da Aliança Imóveis. DUCA marcou 26 gols e foi o artilheiro da competição. Quando foi na decisão final do certame, “apareceram três cartões amarelos” que retiraram o nosso craque da partida final.
Naquele mesmo ano, ele disputou o campeonato brasileiro de clubes com a camisa da Aliança Imóveis. Passou a integrar obrigatoriamente a lista de convocados da seleção paraibana de futebol de salão, época de atletas de altíssima qualidade como, Vanildo, Mazinho, César, Fininho, Mazureick e Rabicó.
Com as cores vermelho e preto da Paraíba, DUCA esteve nas cidades de Natal, Aracajú e Fortaleza, disputando campeonatos brasileiros de seleções. O seu futebol já tinha ultrapassado nossas divisas e era conhecido em toda região nordeste. Chegou a acertar contrato financeiro com a equipe pernambucana do Bandepe, para disputar o então concorrido campeonato de futsal de Pernambuco. A sua genitora aconselhou-o a não ir e concluir os seus últimos semestres da faculdade.
Hoje, residindo na cidade de Guarabira e trabalhando na cidade de Sapé, ele lembra com saudade das suas arrancadas, dribles desconcertantes e assistências que normalmente terminavam balançando as redes adversárias. Um time que o marcou muito foi a seleção paraibana com a seguinte escalação: Mazureick, César, Fininho, DUCA e Rabicó.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor EDUARDO FERNANDES DE MELO, o popular pivô DUCA, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão paraibano.
Serpa Di Lorenzo