VOCÊ SE LEMBRA DO MEIO CAMPISTA RUI?
O nosso homenageado da semana, nasceu na belíssima cidade de João Pessoa, no dia 14/12/1961, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de RUI BEZERRA DA SILVA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o meio campista “RUI”, que jogava de volante e também na meia esquerda. Nascido e criado no popular bairro de Mandacaru, em uma época áurea daquele logradouro, RUI teve a felicidade de ser filho do desportista Vicente Bezerra de Macêdo, o popular “Seu Gérson”, um cidadão que por décadas seguidas fundou e fez parte da diretoria de várias agremiações amadoras locais. E foi respirando esse ar que o nosso homenageado teve a sua infância e adolescência; logo cedo demonstrando naqueles campos outrora existentes as suas qualidades com o esporte mais popular da terra.
Quando foi no ano de 1975, época em que o futebol paraibano comemorava a inauguração dos estádios novos, RUI já havia se destacado entre a gurizada e consequentemente levado a ingressar nas disputadas categorias de base do Botafogo Futebol Clube; participando de várias competições. Quando foi no ano de 1980, ele teve a oportunidade de integrar o departamento de profissionais do clube sediado na Maravilha do Contorno. Com a camisa alvinegra da estrela vermelha, ele jogou e colaborou com as importantes conquistas de vice-campeão paraibano nos anos de 1981/1982/1983 e de campeão estadual em 1984.
RUI também jogou em mais dois grandes clubes do nosso estado, no Treze Futebol Clube e no Auto Esporte Clube, encerrando a sua carreira em 1986 com a camisa alvirrubra do clube do povo. Ao pendurar as suas famosas e disputadas chuteiras como atleta profissional, o nosso homenageado não se afastou do nosso futebol, ao contrário, levou a sua experiência obtida dentro dos gramados para os novos garotos de nossa cidade, quando treinou a equipe amadora da Ponte Preta Futebol Clube Recreativo, nas categorias juniores e infantil. Outra boa experiência foi quando treinou a equipe infantil do Esporte Clube Cabo Branco, no período de 2003 a 2010.
Paralelamente ao futebol, RUI não negligenciou com os estudos e concluiu o curso superior de bacharelado em História, posteriormente ingressando na rede pública como professor, profissão que abraçou e o realizou muito. Outra boa realização profissional do filho do saudoso seu Gérson é o trabalho em escolinha de futebol. Aliás, ele lembra com orgulho do período em que trabalhou no alvirrubro do Miramar e por suas mãos passaram meninos como Matheus Cunha e Otávio, que hoje brilham no futebol europeu. Hoje, RUI participa em equipes masters de nossa capital, com a tranquilidade de quem sabe que quem corre é a bola, efetuando ainda os seus passes precisos e milimétricos da época em que jogava ao lado de atletas como Messias, Dentinho, Carlos Roberto, Zito e tantos outros.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. RUI BEZERRA DA SILVA, o popular volante “RUI”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO