VOCÊ SE LEMBRA DO LATERAL JOSÉ WILKER?
Ele é natural da aconchegante cidade de Santa Luzia PB, nasceu no dia 27/11/1985, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de JOSÉ WILKER BARBOSA DO NASCIMENTO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o eficiente lateral direito “ZÉ WILKER”.
Desde criança ele jogava futebol em vários times de sua cidade, sempre na lateral direita e às vezes de primeiro volante. Teve a oportunidade de jogar nas categorias de base do Sabugy Futebol Clube, equipe referência naquela cidade sertaneja. Em 2004, estando de férias na capital do estado, foi levado por um parente para treinar no juniores do Auto Esporte Clube, onde foi aproveitado e campeão paraibano. Quando foi no ano de 2005, ele assinou contrato e passou a integrar o elenco profissional do famoso e histórico Clube do Povo. Ele nunca esqueceu a forma humana e profissional em que foi tratado pelos dirigentes alvirrubros Haroldo Navarro e seu Paiva e nutre um carinho muito grande por aquele clube que o lançou.
Em seguida, ZÉ WILKER, como muitos atletas deste país imenso, passou a viver a vida de cigano da bola. Saiu do Auto Esporte Clube e foi para o Nacional Atlético Clube da cidade de Patos PB. Depois foi jogar uma temporada no Paraíba Sport Clube da Cidade de Cajazeiras PB. No ano seguinte, estava jogando no Cruzeiro Esporte Clube da cidade de Itaporanga PB. Entre 2009 e 2010, ele teve uma excelente passagem no Botafogo Futebol Clube PB.
ZÉ WILKER também vestiu e honrou a camisa do Esporte Clube Democrata da cidade mineira de Governador Valadares MG, Esporte Clube de Patos PB, Atlético Clube Corintians de Caicó – RN, Associação Cultural e Desportiva Potiguar da cidade de Mossoró RN, Sociedade Esportiva Queimadense da cidade de Queimadas PB, Centro Sportivo Paraibano – CSP da cidade de João Pessoa PB e no Central Sport Club da cidade pernambucana de Caruaru, equipe que ele encerrou a sua carreira no ano de 2016.
Foram anos de dedicação e disciplina para alcançar os seus objetivos. Por onde passou ZÉ WILKER foi titular e ajudou a conquistar títulos e acessos a esses times citados. Ele também agradece os ensinamentos do professor Marcos Nascimento, com quem trabalhou e aprendeu muito. Dentre vários excelentes companheiros de equipe, ele cita o meio campista Enercino como um grande amigo e parceiro.
“ZÉ WILKER era um atleta que jogava muito. Defendeu com segurança e atacava como se fosse um ala e sabia cruzar, coisa muito difícil para alguns atletas de hoje”. Observou com propriedade o professor Luciano Candeia, desportista que frequenta o estádio Almeidão com bastante assiduidade. Hoje, ele reside na sua querida cidade de Santa Luzia PB, onde exerce a função de inspetor escolar e nas horas de lazer gosta de pescar tilápias nos açudes da cidade. Ao olhar os álbuns de fotografias ele lembra com saudade das concentrações, das viagens, dos títulos e principalmente do carinho dos torcedores.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor JOSÉ WILKER BARBOSA DO NASCIMENTO, o popular lateral “ZÉ WILKER”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO