VOCÊ SE LEMBRA DO DESPORTISTA MENDONÇA? Por Serpa Di Lorenzo

O homenageado desta semana, nasceu no dia 24/10/1940, na então pequenina cidade de Barra de Santa Rosa – PB, foi por seus pais registrado com o nome de JOSÉ MENDONÇA FILHO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o popular “MENDONÇA”.

MENDONÇA em sua época de atleta, jogava de zagueiro central, com fama de ser leal e aplicado, teve a oportunidade de integrar várias e conhecidas equipes do nosso estado. Ele jogou no extinto ABC Futebol Clube, time que existia no bairro de Jaguaribe e era comandado pelo abnegado desportista Abel. Vestiu a camisa rubro-negra do União Esporte Clube do saudoso seu Costeira. Honrou o manto do Estrela do Mar Esporte Clube do inesquecível Frei Albino, passou pelo Santos Futebol Tereré Clube, Botafogo Futebol Clube e no tradicional Esporte Clube Cabo Branco, o saudoso alvirrubro de Miramar.

Quando foi no ano de 1970, MENDONÇA utilizou toda essa bagagem adquirida dentro das quatro linhas e passou a exercer a função de treinador de futebol, primeiro dirigindo a equipe do Esporte Clube União e depois o Botafogo Futebol Clube. Foi no alvinegro da estrela vermelha que ele teve um excelente destaque como treinador de futebol profissional, ao representar o estado da Paraíba no famoso “Torneio de Integração Nacional” realizado no estado de Goiás no ano de 1971. Eram 16 equipes do país, de 11 estados diferentes, convidadas pela Confederação Brasileira de Futebol – CBD, tendo o goleiro Valdir Peres, então na Ponte Preta, Marinho Chagas, no Clube Náutico Capibaribe e Ferreira no Botafogo PB como os destaques da competição que ao final foi vencida pelo Atlético Clube Goianiense, em uma melhor de três partidas contra a Associação Atlética Ponte Preta – SP.

Apaixonado pelo esporte, MENDONÇA aumentou o seu extenso currículo nas quadras de futebol de salão deste estado, quando presidiu a Federação Paraibana de Futebol de Salão, por duas vezes, entre os anos de 1982 e 1992, obtendo excelentes resultados para as nossas cores. Conquistamos o 3º lugar em Minas Gerais e 4º lugar em Pernambuco, nos anos de 1983 e 1985, respectivamente. Foi nesse período que surgiram atletas destaques como Mazureik, Gama, Vanildo, Kido, Ronaldão, Bolinha, Ambrósio, César e tantos outros que honraram as nossas cores. Quando foi na data de 21/09/2013, o então defensor público aposentado MENDONÇA faleceu, deixando enorme legado e três filhos que herdaram o amor ao esporte: Paulo Mendonça, ex-atleta e vitorioso treinador de futsal; Sérgio Mendonça, atleta de handebol e Janayna Mendonça, atleta de handebol e beach tênis.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor JOSÉ MENDONÇA FILHO, o popular “MENDONÇA”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

SERPA DI LORENZO