VOCÊ SE LEMBRA DO CENTRAL JOEL?
Ele teve o privilégio de nascer na belíssima cidade de João Pessoa –PB, precisamente no dia 11 de dezembro do ano de 1954, foi por seus pais registrado como JOEL CARNEIRO DOS SANTOS, mas para o mundo da bola pesada ele ficou conhecido como seguro e eficiente central JOEL.
Tudo começou em um campinho de pelada existente no bairro onde morava, depois foi jogar futebol de salão no Clube Astréa. No futebol de campo, ele teve o prazer de jogar no saudoso 5 de agosto de Biu Batista, equipe que revelou excelentes atletas. Nas duas modalidades, campo e salão, ele jogava na posição defensiva de central. Era o início da década de 70, época em que o esporte amador de nossa capital cresceu muito com os atuantes times de bairro e com os disputados jogos escolares.
Estudante da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, instituição que formava cidadãos e atletas, JOEL foi um dos jovens selecionados para defender a instituição nos Jogos da Primavera, competição anual realizada nas dependências do Clube Astréa. Em todas as equipes em que jogou, ele deixou a sua marca de um central seguro, que jogava firme e com lealdade, sempre pensando no coletivo.
Quando ingressou na Universidade Federal da Paraíba, JOEL disputou os jogos universitários pela área 1, pois cursava Engenharia Civil. Ele foi professor por 40 anos seguidos, lecionando na Rede Estadual de ensino e na Escola Técnica Federal da Paraíba. Teve a oportunidade de concluir mestrado e doutorado. Atualmente ele exerce o cargo de vice-presidente da ASSIF – Associação dos Servidores do Instituto Federal da Paraíba.
Hoje, aposentado, ele recorda com muito orgulho e saudosismo do título brasileiro de futebol de salão, que disputou e ganhou em janeiro de 1974, na cidade de Campos – RJ. Ele e outros jovens que posteriormente seriam conhecidos por todos nós, saíram de ônibus com destino ao estado do Rio de Janeiro para trazer a taça de campeão de Futebol de Salão dos famosos VIII JEBEM, Jogos Estudantis Brasileiros de Ensino Médio.
Aquela vitoriosa e heroica equipe da Escola Técnica Federal da Paraíba, era treinada pelo saudoso Walter Castro e tinha Ademar, Rosalvo, JOEL, Tito, Quinca, Ovídio, Denivaldo, Barreira, Jorge e Moreira como atletas. O quinteto titular que infernizava a vida dos adversários era formado por Ademar, Rosalvo, JOEL, Tito e Quinca. Não resta nenhuma dúvida, de que os deuses da bola pesada conspiraram naquele ano favoravelmente em prol da Paraíba quando juntaram esses então promissores jovens em uma mesma equipe. A bola era tratada com bastante carinho e intimidade.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o senhor JOEL CARNEIRO DOS SANTOS, o popular central “JOEL”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol de salão da Paraíba.
Serpa Di Lorenzo