VOCÊ SE LEMBRA DO ATLETA PAULO CÉSAR?
Ele nasceu na pequenina cidade de Cacimba de Dentro, estado da Paraíba, precisamente no dia 20 de outubro de 1954, foi por seus pais batizado e registrado com o nome de PAULO CÉSAR DE ALMEIDA MOURA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o meia ou ponta esquerda “PAULO CÉSAR”.
Tudo começou nas antigas quadras de futebol de salão da próspera e bonita cidade de Bananeiras PB, na metade da década de 60, época em que o nosso homenageado dominava com facilidade a então bola pesada. Quando foi no ano de 1970, PC, como também ficou conhecido nos meios esportivos, teve a felicidade de ir morar na cidade de Campina Grande PB e integrar a disputada categoria de base do Campinense Clube, conhecida por Raposinha, onde conseguiu destaque e ser campeão da categoria na Rainha da Borborema. Quando foi no ano de 1972, ele teve a oportunidade de subir e permanecer na equipe principal da Raposa e conquistar o bi e o tri campeonatos do estado ao lado de uma geração de atletas caseiros que surgiram no antigo Estádio Municipal Plínio Lemos e que até os dias atuais são referências em nosso futebol. Quem não se lembra de Miro, Ailton, Olinto, Deca, Paulinho, Dinga, Dão, Agra, Valnir, Bidoreco, Pedro Cangula, Vavá e tantos outros que suaram a camisa e conquistaram títulos para o então aristocrático Campinense Clube?
No ano de 1974, PAULO CÉSAR foi negociado para o Botafogo Futebol Clube PB permanecendo uma temporada; reencontrando o conterrâneo Prince e ao final resolvendo parar com a carreira profissional e dedicar-se aos estudos e a jogar futebol de salão em equipes amadoras. No ano de 1977, ele ainda, a convite, disputou alguns jogos com a camisa alvinegra do Treze Futebol Clube. Outros clubes que ele também jogou pequenas temporadas foram o Vila Branca Sport Club de Solânea; o Atalaia Esporte Clube de Bananeiras e o Tabajara Atlético Clube de Alagoa Grande.
Ao deixar os gramados como jogador profissional, Paulo César PC ingressou na Universidade Estadual da Paraíba, precisamente na Faculdade de Educação Física, curso que concluiu no ano de 1986. Posteriormente ele iniciou uma vitoriosa carreira de treinador de futsal, não só na cidade de Campina Grande, mas em todo o estado da Paraíba. Ele comandou as boas equipes do Colégio Geo, Motiva, São Braz, Caixa Econômica e também a seleção paraibana sub 17.
Hoje, aposentado, PAULO CÉSAR ainda joga em equipes masters de Campina Grande e recentemente ele estreou no meio de campo da equipe do Causos & Lendas do Nosso Futebol, jogando ao lado de Dão Barreto, um antigo companheiro da época em que o Campinense Clube entrava em campo para dar alegria aos seus torcedores.
Para nós cronistas, desportistas e torcedores paraibanos ficou a certeza de que o senhor PAULO CESAR DE ALMEIDA MOURA, o popular “Paulo César PC”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO