VOCÊ SE LEMBRA DE JOÃOZINHO? Artigo de Serpa Di Lorenzo

VOCÊ SE LEMBRA DE JOÃOZINHO?

Ele nasceu na belíssima cidade de João Pessoa PB, precisamente no dia 18 de junho do ano de 1951, foi por seus pais batizado com o nome de JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o habilidoso meia esquerda “JOÃOZINHO”.

Tudo começou na década de 60, jogando na base do extinto 5 de Agosto Esporte Clube, equipe fundada pelo seu pai Manoel Batista Freire (Seu Nezinho Batista) e dirigida por seu irmão e técnico Biu Batista. Com sede no bairro Varadouro e portando as cores verde e amarelo, aquela saudosa agremiação contribuiu muito com o futebol de nossa capital, formando excelentes atletas para as equipes profissionais.

JOÃOZINHO era aquele meia esquerda que sabia armar o jogo, servia aos companheiros e também marcava vários gols. Com as duas pernas chutava bastante forte e com direção. Bom batedor de falta e de penalidade. Em 1970, esteve no Presidente Vargas vestindo a camisa alvinegra do Treze Futebol Clube. Posteriormente ele também jogou no alvirrubro Auto Esporte Clube e no alvinegro Botafogo Futebol Clube. Em todas essas equipes profissionais em que teve o prazer de jogar, foi elogiado pelos treinadores e pela imprensa. Porém, o momento financeiro e a realidade dos nossos clubes na época, não o incentivou a seguir na carreira de atleta profissional.

Ele lembra, inclusive, das palavras motivadoras dos treinadores Manoel Veiga, do Treze Futebol Clube e de Paisinho, este último do Botafogo Futebol Clube. Ambos enxergaram a forma íntima com que JOÃOZINHO tratava a bola. No clube do povo, jogou ao lado de atletas como Jota Alves, Solon, Carneiro, Fred e Chico Alicate. No Botafogo Futebol Clube, na época sediado no Estádio Olímpico José Américo de Almeida, o popular campo do Boi Só, esteve ao lado dos amigos e atletas Geraldo Chorão, Marco Antônio, Valdo, Walter Moreira, Odon, Valdeci Santana, Leone, Chico Matemático e Valdinho.

JOÃOZINHO, como muitos atletas daquela época, preferiu não seguir a carreira profissional e foi trabalhar no Unibanco. Com a obrigação de dar expediente todos os dias na agência bancária, a sua dedicação ao esporte foi direcionada ao futebol amador e ao futebol de salão, jogando nas tradicionais equipes do 5 de agosto Esporte Clube e no Clube Recreativo Flamengo, ambos do bairro Varadouro.

Outra boa equipe amadora da capital onde o nosso homenageado jogou, foi a CSU do Bairro dos Ipês, que era formada em sua base por ex-atletas profissionais. Como era costume nas décadas de 70 e 80, JOÃOZINHO também jogou futebol de salão em nossa capital, disputando os saudosos e acirrados jogos dos bancários, jogando na posição de central. O nosso homenageado, destacou-se com a bola pesada e foi convocado para compor a seleção bancária de futebol de salão e escolhido o melhor atleta da competição realizada no ano de 1978.

Hoje, aposentado, JOÃOZINHO lembra com muita saudade daquela época que jogar futebol não se ganhava dinheiro, que a grama não era bem tratada, a bola pesava muito e a chuteira era desconfortável, porém o futebol era bonito de se assistir.

Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, o popular meia esquerda “JOÃOZINHO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.