Um projeto de lei que deve revolucionar as aulas no âmbito de ensino fundamental nas escolas públicas de João Pessoa. É assim que vem sendo encarada a matéria de autoria da vereadora Elizia Virginia (PP), que visa estabelecer diretrizes claras e abrangentes para o uso dos aparelhos celulares dentro das salas de aulas.
Pelo projeto, fica proibido o uso de telefones celulares ou dispositivos similares durante as aulas, quer seja dentro das salas de aula ou em áreas onde as mesmas estejam sendo ministradas dentro ou fora das instituições de ensino da Rede Pública e Privada Municipal de João Pessoa.
“Os dispositivos eletrônicos mencionados no artigo anterior poderão ser utilizados exclusivamente para fins educacionais, mediante autorização prévia e expressa dos docentes responsáveis pela turma, e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelas respectivas instituições de ensino”, diz um trecho do projeto.
Para a vereadora, o uso do celular tem que ocorre de forma responsável, ético e seguro de forma a garantir um ambiente de aprendizado propício e saudável.
No entanto, por outro lado, a vereadora diz que reconhece a importância dos recursos tecnológicos como ferramentas educativas. Porém, com o uso controlado e direcionado de dispositivos eletrônicos pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, permitindo acesso a conteúdos diversificados, pesquisa rápida, colaboração entre alunos e até mesmo o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o século XXI.
“Portanto, este Projeto de Lei busca não apenas proibir o uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos, mas também estabelecer um marco regulatório amplo que proporcione um ambiente educacional eficaz, atualizado e inclusivo, capacitando nossos jovens para serem cidadãos ativos, críticos e proficientes no uso da tecnologia”, justifica.