VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

Eram seis horas da chuvosa manhã do dia 20/08/23, quando a eclética delegação do Causos & Lendas do Nosso Futebol – C&LDNF, partiu com destino a belíssima cidade de Campina Grande, onde a convite do presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Paraíba – SAPEPB, Ivonaldo Correia de Araújo, foi enfrentar a boa seleção máster, categoria 6otão da Rainha da Borborema, no estádio Ernani Sátiro o Amigão.

Categoria, história e experiência não faltaram aos sessentões da equipe adversária, porém a falta de condicionamento físico e ritmo de jogo prejudicaram eles e influenciou no elástico resultado da partida. Vencemos por 5 x 1, com gols de Washington Lobo, três, Vavá e Regis Guru, um. Terto assinalou o gol de honra. Na arbitragem estiveram os experientes Eduardo Menezes, árbitro Fifa, auxiliado por José Gustavo e Luís Alberto que quando profissionais não precisavam do chato e insuportável VAR. Na segunda partida do dia festivo, categoria 50tão, a seleção do SAPEPB venceu a boa equipe do Central Sport Club da cidade de Caruaru PE, pelo placar de 2 x 1. Se dentro do gramado tínhamos estrelas do nosso futebol, margeando as quatro linhas havia uma constelação como Zé Lima, Zé Santos, Porto, Pedrinho Cangula, Odon, Zezito, Mineiro, Magno, Severo, Paulo Cesar PC, Marcelinho Paraíba, Hélio Show e tantos outros que escreveram os respectivos nomes na história do nosso rico futebol. O resultado das partidas era o que menos importava naquela manhã de domingo que adentrou na tarde, sim, o sindicato preparou, em um ambiente agradável e aconchegante, uma deliciosa e farta feijoada acompanhada de cerveja gelada. Calorosos e apertados abraços foram trocados por amigos e companheiros que estavam apenas fisicamente distantes. Fotografias foram tiradas e anotação de número de telefone para, quando a distância voltar, o contato permanecer virtualmente.

A equipe do Causos & Lendas entrou em campo com Neto Dinamite, Rogério, Washington Lobo, Bado e Chico Alicate, Ademir, Rui, Gilson e Marcílio Braz, Sérgio Meira e Regis Guru. No decorrer da partida, entraram os atletas Valdeci, Toinho Maracanã, Mineiro, Bartolomeu, Aderson, Veronilson, Vavá, Severiano, Josivaldo, Eudes Guedes, Ito, Garrinchinha e Pedro Nunes. Já a equipe do SAPEPB utilizou os seguintes ex – profissionais: Aílton, Edvaldo Moraes, Luís Alberto, Rolando e Santana; Terto, Dadá e Neto Maradona, Darlan, Fernando e Celso. No decorrer da partida entraram Naldo, Biro Chagas, Ranilson, Nena e Puma. Um fato pitoresco que fez todo mundo gargalhar, foi quando o treinador do C&LDNF passou a acenar para o experiente e campeão VAVÁ ser substituído; e ele, com mais de 70 anos e ainda correndo como adolescente, olhar em outra direção fazendo de conta que não estava vendo a substituição permanecendo no gramado até o final da partida.

Quando entramos no ônibus e retornamos para João Pessoa, todos eufóricos, eu deitei na cadeira e cochilei, sonhando que a nossa partida tinha sido filmada pelas potentes lentes do antigo CANAL 100 e que no próximo domingo seria exibida, com casa cheia, na enorme tela do antigo e luxuoso cinema Municipal, de propriedade do saudoso empresário Luciano Wanderley.

Serpa Di Lorenzo