O professor Wando está fazendo a diferença na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João pessoa. Ele coordena uma escolinha de futebol para as crianças e adolescentes da cidade, com aulas de segunda a sábado. A intenção é educar através do esporte, e segundo as famílias, a iniciativa está fazendo a diferença.
As aulas acontecem na quadra de esportes do Colégio União em tibiri e em seu centro de treinamento que fica no bairro de várzea nova. O professor Wando, contou que começou a planejar a escolinha no ano de 2016, vendo a falta de incentivo no esporte na cidade e o desejo de muitos jovens de praticar uma modalidade esportiva.
“Quando eu iniciei, em 2016, pedi ajuda a alguns amigos para começar a colocar em prática o meu desejo, sou grato a pessoas como Wendell do colégio União, Willian do Doce São José, Paulinho da Construtora Sheknah que mim incentivarão no início”, contou.
O projeto cresceu rápido e ganhou o nome “Associação Atlética Santa Rita”. Desde de sua fundação ganhou vário títulos entre ele o vice campeonato paraibano de futsal sub 14, O trabalho é de grande valia para a cidade. “Eu comecei com 10 alunos e na segunda semana eu já tinha 30, com treinos diários. Agora temos 150 alunos. São meninos e meninas com idades entre 5 a 17 anos. Já para o ano de 2021 Tenho até lista de espera de 36 crianças que querem entrar no projeto, falou.
O estudante Ricardo Silva, de 10 anos, está na fila de espera. Sempre que pode, assiste aos treinos. “Queria estar no futebol, ajudar o pessoal a ganhar um troféu e ganhar uma medalha também”, disse.
Por causa do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de viajar para participar de campeonatos e já ganharam troféus e medalhas. Algumas crianças que nunca haviam saído de Santa Rita tiveram a oportunidade de conhecer outras cidades e até estados.
Valores através do esporte
Apesar da dificuldade em ampliar o projeto e fazer com que mais crianças participem, wando tem conseguido o principal objetivo: fazer com que eles apreendam os seus direitos e deveres na sociedade através do esporte.
“A gente aprende a ter responsabilidade, trabalho duro, porque isso é um time, você não joga sozinho. Você aprende a respeitar os amigos e também os pais, os mais velhos. A gente tem que ter na consciência que os Professores Wando, Gil, Thiago, João, Vinicius e Renan, ele ajuda a gente crescer na vida”, disse o aluno Victor, de 11 anos.
O João Barbosa é avô do Arthur, de nove anos, que também é aluno da escolinha. Ele contou que toda a família já percebeu mudanças no comportamento da criança. “Educação vem de casa, mas na escolinha você também aprende a obedecer, a ter disciplina”, falou.
Com essa mistura de esporte e dedicação, o professor Wando está mostrando em Santa Rita que é possível levar disciplina e o espírito de equipe do esporte para a vida dos meninos.
“O sentimento é de dever realizado, de chegar em casa e saber que eu estou fazendo alguma coisa para alguém e lá na frente, para eles, vai ser uma coisa diferente para poder levar para a vida. O importante não é criar atletas e sim cidadãos de bem, esse é o nosso lema”, finalizou.