Prefeitura lança nesta quinta-feira projeto para valorização da área central da cidade

Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e valorizar o espaço urbano do Centro da Capital, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), apresenta nesta quinta-feira (31), às 17h, na Academia Paraibana de Letras (APL), o Projeto Corredor Turístico.

A solenidade de abertura acontecerá APL, a partir das 17h, com entrada para convidados, devido a restrição de público no local. Em seguida, a Banda Rubacão Jazz realizará um show. Na programação de abertura haverá ainda recital, às 18h, com o pianista Lucas Bojikian e a Ave Maria, cantada pela soprano Izadora França, no Centro Cultural de São Francisco, às 18h30. Em seguida haverá um recital de canto na Ladeira do Centro Cultural.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, comentou que este projeto é uma grande parceria realizada em junto com a Secitec, Secretaria de Turismo (Ssetur), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O secretário contou ainda que vários estudos de prospecção, impacto, por meio da tecnologia, foram realizados no local para verificar as possibilidades para o desenvolvimento urbano, turístico e econômico.

Um dos idealizadores do projeto, David Campos Fernandes, explicou que a intenção é converter a Rua Duque de Caxias em um lugar criativo com base na promoção de atividades de turismo, hospitalidade e no envolvimento da comunidade artística.

Serão cinco pontos de cultura distribuídos ao longo da Duque de Caxias. O primeiro deles é o Ponto do Jazz, com apresentação de grupos e bandas de Jazz, no Pavilhão do Chá. O segundo o Ponto da Cultura Popular, com espetáculos de Dança popular, Street Dance, Grupos folclóricos, Folias de rua e grupos carnavalescos, no Ponto de Cem Réis.

O terceiro ponto será o da MPB, com shows de Música Popular Brasileira e paraibana, grupos de choro, samba e forró, na Praça Rio Branco. O quarto Ponto de Cultura será o de Música Clássica, com espetáculos de Música de Câmara e Orquestral, com acompanhamento de Côro Sinfônico, no Centro Cultural de São Francisco.

O quinto Ponto é das Igrejas do Entorno (complementar), com apresentação de Corais e Canto Gregoriano nas igrejas do Centro Histórico (Catedral de Nossa Senhoria das Neves; Igreja da Misericórdia; Mosteiro de São Bento e Igreja de São Frei Pedro Bento Gonçalves).

O secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, comentou que o lazer e a qualidade do espaço público são indissociáveis dos novos padrões de urbanidade e turismo. O projeto irá também dar condições ao desenvolvimento do comércio local com a taxação de serviços inovadores, que associados à cultura são vistos como novas alternativas dirigidas ao turismo.