Morre ex presidente francês, que participou da festa do título mundial de 98

O Globo-PARIS — Morreu nesta quinta-feira o ex-presidente Jacques Chirac , aos 86 anos, um dos líderes mais longevos da História recente da França. Presidente entre 1995 e 2007, ele ocupou o Palácio do Eliseu por dois mandatos, foi duas vezes primeiro-ministro e três vezes prefeito de Paris, de 1977 a 1995.

A morte foi confirmada por seu genro, Frederic Salat-Bardoux, mas o motivo ainda não é conhecido. Há anos, no entanto, o ex-mandatário francês sofria de perda de memória relacionada a uma forma de mal de Alzheimer ou a um derrame que teve em 2005.

“Ele morreu pacificamente nesta manhã, cercado por seus entes queridos”, disse Salat-Bardoux. Quando a notícia veio à tona, o Parlamento francês interrompeu sua sessão para fazer um minuto de silêncio.

Domesticamente, um dos maiores legados de Chirac foi reconhecer a responsabilidade francesa no envio de cerca de 76 mil judeus para campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi o primeiro líder do país a pedir desculpas por isso — derrubando um dos últimos tabus relacionados ao regime de Vichy.