MEMÓRIA DO BOTAFOGO PARAIBANO – Artigo de Raimundo Nóbrega relembra registro histórico

MEMÓRIA DO BOTAFOGO PARAIBANO

por Raimundo Nóbrega

A TOB E ZÉ FLAVIO PINHEIRO LIMA

Nessa foto, de dezembro de 1975, a diretoria da TOB – Torcida Organizada do Botafogo – oferecia uma placa homenageando o futuro presidente do Clube, José Flavio Pinheiro Lima. Zé Flavio foi eleito presidente em janeiro de 1976.

Na foto aparecem o radialista José Maria Fontinelle, o futuro presidente Zé Flavio, e a diretoria da TOB: Humberto Maranhão (presidente), Zé Luiz, Ferreira e Osvaldo Caldas.

O destaque na foto é o escudo da camisa da TOB, da fase de transição entre a estrela branca e a estrela vermelha. Observe que o escudo é dividido em duas partes: uma preta e outra vermelha, lembrando a Bandeira da Paraíba, com a estrela branca ao fundo.

Por essa época o Conselho Deliberativo do Clube já tinha acatado a orientação do radialista e publicitário Ivam Tomaz em alterar esse escudo, sugerido pelo próprio Ivan. Foi inserida a estrela vermelha no escudo com fundo preto, que vigora até hoje.

A partir de janeiro de 1976, o escudo com a estrela vermelha já era usado nos uniformes do Clube, obedecendo à reforma estatutária sugerida por Ivam Tomaz.

Obs. Toque na foto para ampliá-la.