Final da Libertadores terá impedimento semi-automático

Atlético-MG e Botafogo decidem a CONMEBOL Libertadores, neste sábado (30), às 17h (de Brasília), em Buenos Aires. E a entidade que comanda o futebol no continente prepara uma importante mudança no VAR.

Segundo apurou Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos Canais Disney, a tecnologia do impedimento semi-automático será utilizada no duelo decisivo no Monumental de Núñez, casa do River Plate.

O sistema foi aprovado para uso e utilizado pela Fifa integralmente durante a Copa do Mundo no Qatar após uma primeira aparição no Mundial de Clubes, em fevereiro de 2022.

Atualmente, Premier League e LALIGA, por exemplo, já adotam esse modelo. Na Inglaterra, a mudança aconteceu em comunicado divulgado em abril deste ano e que explicou como funciona o impedimento semi-automático.

“A tecnologia fornecerá posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores”.

Fonte: ESPN