O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, anunciaram o aprimoramento do sistema de competições escolares a partir de 2020. A sistematização dos Jogos Escolares é fruto da parceria do governo federal com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e com os governos estaduais e municipais.
Segundo o ministro Osmar Terra, a ação tem um significado grande para o futuro do esporte brasileiro. “O trabalho de sistematização terá uma repercussão em diferentes áreas na sociedade, maior do que a gente imagina. Se a gente conseguir potencializar os Jogos Escolares ao máximo, teremos a oportunidade de desenvolver novos talentos que poderão até chegar ao alto rendimento”, disse.
“Sabemos que o governo federal ficou um pouco afastado dos Jogos Escolares e deixou outros entes responsáveis, como o COB e a CBDE. Agora, o Ministério da Cidadania tomou para si a responsabilidade de sistematizar os Jogos Escolares Brasileiros, da base até o nível internacional. É uma iniciativa louvável do ministro Osmar Terra e do secretário Décio Brasil de dar o pontapé inicial de tomar à frente dos Jogos”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Lopes Aguiar.