Entidade se manifesta sobre cobrança de direitos de transmissão por parte das emissoras de rádio

Por: Rodney Brocanelli -Radio Amantes

A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) divulgou na tarde desta sexta (08) um manifesto acerca dos artigos da Lei Geral do Esporte que poderão causar problemas às emissoras de rádio e também a grande parte da crônica esportiva, com a cobrança de direitos pelas partidas de futebol e até mesmo outros esportes, conforme informou o Radioamantes.

Além da questão da cobrança de direitos de transmissão das partidas de futebol por parte das rádios, o texto da entidade aponta que houve uma alteração na questão do credenciamento de imprensa.

O texto original da Lei previa que profissionais credenciados pelas associações de cronistas esportivos teriam acesso a pelo menos 80% dos locais liberados pelas praças de esportes à imprensa. Segundo a ACEB, esse trecho havia sido discutido com todos os segmentos da sociedade, incluindo a própria entidade. Entretanto, o substitutivo aprovado nessa semana pela Câmara passa essa responsabilidade exclusivamente as entidades organizadoras de cada competição. Não foi informado como e quando ocorreu essa alteração no texto.

Com relação a questão da cobrança de direitos, a ACEB pede que todas as distorções sejam corrigidas e aquilo que ela chama de aberrações não entre no texto final da lei. “Por todo o denso trabalho realizado pelos senadores ao longo dos últimos anos, ouvindo todos os segmentos e discutindo cada artigo com as entidades competentes, as mudanças realizadas pela Câmara Federal não podem ser admitidas no texto final da nova Lei Geral do Esporte. A crônica esportiva brasileira e as emissoras rádio de todo o país confiam no trabalho e na coerência dos nobres senadores”, completa o texto.

O blog Radioamantes apurou que as entidades de cronistas esportivos tanto no âmbito nacional como regional estão buscando apoio político para que os itens danosos à classe sejam barrados.