ARTIGO: Botafogo em um ano surpreendente dentro e fora de campo

Por: Stefano Wanderley

O Botafogo do técnico Piza (foto) está em um ano surpreendente em termos de resultados positivos dentro e fora de campo. Depois de vencer o Campinense por 1 a 0 dentro dos domínios rubro-negros, vem conseguindo, em três competições simultâneas, estar invicto ao longo de 2020. Vejamos bem. O Belo vem de uma vitória contra um clube que recentemente era de série A, que foi o CSA, fora de casa; ganhou do Náutico, que é de série B e empatou com o Confiança, também, de segunda divisão do Brasileirão e ainda garantiu uma classificação para segunda fase da Copa do Brasil. Quanto a isso, não tem o que discutir o quanto o Bota está bem.

No âmbito estadual que é o Campeonato Paraibano, está com 100 % de aproveitamento, mostrando uma superioridade gigantesca perante às demais equipes. Esses foram os pontos positivos dentro de campo.

Fora de campo

Quando sai das quatro linhas, a administração de Sérgio Meira, Ariano Wanderley, Luciano Wanderley, José Marinho e companhia limitada, vem dando um banho nos adversários de estratégia e competitividade, que é uma linha de pesquisa ligada ao marketing de Philip Kotler. A vinda de Leo Moura mexeu com todo o estado, onde pude presenciar torcedores de outros clubes paraibanos, tietando o lateral direito, além de ter dado uma “turbinada” no número de sócios. E quando muita gente já estava conformada com a vinda do ex flamenguista, eis que vem a aquisição do goleiro Felipe, destaque no Corinthians e Flamengo em temporadas passadas, mais uma vez sacudindo e animando torcedores e desportistas no geral.

Esses acertos estão certamente deixando o torcedor em “plena lua de mel” para com a comissão técnica e diretoria, pois desde que cheguei da França, onde residi até 1985, nunca vi tanta animação na capital em volta de um clube de futebol, seja em todas as zonas, praia, central e periferia.