A Associação Paraibana de Deficientes Visuais – APADEVI encerrou sua participação no Brasileiro Série A de Futebol de Cegos entre os melhores do país. A quarta colocação veio após uma campanha quase irretocável na primeira fase e a chegada até uma semifinal, que não vinha desde 2018.
A equipe de Campina Grande inicou a caminhada na competição nacional deste ano sendo apontada como uma das candidatas ao rebaixamento, já que teria pela frente o assim visto “grupo da morte” e havia perdido seu principal jogador por contusão, o colombiano Juan Quintero, um dos destaques das Paralímpiadas de Paris. “Pois é, falavam isso. Mas o jogo é decidido dentro de campo e o Tricolor da Borborema desbancou as bancas de apostas indo bem além do esperado. Tenho muito orgulho desses meninos”, destacou o técnico Roderley Ferreira.
No Grupo C, a Apadevi venceu duas partidas, uma delas diante da Apace-JP, seu principal rival, e teve um empate, terminando a fase na primeira colocação e com a segunda melhor campanha geral. Depois, avançou nas quartas-de-final diante da APDV-SP nos pênaltis, até então sem levar um gol sequer. Porém nas semifinais, encontro com a forte equipe do Corinthians-SP, e derrota por 2×0.
Mesmo assim, o time campinense ainda teria pela frente a disputa pelo terceiro lugar. E aí pesou o desgaste físico da equipe. Mais uma vez, o adversário foi a Apace-JP, time que tem a base da seleção brasileira de futebol de cegos, e mesmo fazendo uma partida bem disputada, vitória dos pessoenses por 1×0. “Demos o nosso máximo. Realmente, o físico pesou na reta final e fomos ao nosso limite. Sempre poderemos melhorar, basta acreditarmos no nosso potencial”, ressaltou o capitão Guegueu
.
Ao fim da competição, a Apadevi termina o ano entre as quatro melhores equipes do Brasil. Além disso, o Tricolor ainda teve o goleiro Gean Patrick eleito como o melhor na posição em todo o campeonato. “Uma honra pra mim, mas fruto de um trabalho conjunto”, enalteceu o arqueiro. Agora, é se planejar para 2025, visando as disputas do Regional Nordeste.