A infinidade de bons jogadores no Brasil é uma coisa magnífica, tendo por trás desses atletas ricas e inusitadas histórias de vida, comportamento social e formação cultural. A minha pesquisa de hoje externa a existência de cinco conhecidos atletas que tinham em comum a afinidade com a bola de futebol e o jaleco branco.
Sim, amigos leitores, estamos nos referindo aos jogadores de futebol que deixaram enorme contribuição aos nossos gramados e à ciência criada pelo estudioso grego Hipócrates, o pai da medicina. Jogadores que honraram vários uniformes distintos de clubes e também o famoso jaleco branco dos médicos.
1) Dr. Eduardo Gonçalves de Andrade, o popular TOSTÃO. O maior jogador do Cruzeiro Esporte Clube. Também jogou no Clube de Regatas Vasco da Gama e na seleção brasileira tricampeã do mundo no México. Ele foi o primeiro jogador a jogar futebol sem a bola nos pés, a sua visão de jogo e deslocamentos dentro do campo fizeram escola no futebol mundial. Era um jogador à frente de seu tempo.
2) Dr. Afonso Celso Garcia Reis, o popular AFONSINHO. Meia direita que jogou no Santos, Botafogo, Vasco, Flamengo, Fluminense e Olaria. Foi o primeiro jogador brasileiro a conseguir o passe livre, em março de 1971. “Prezado amigo Afonsinho, eu continuo aqui mesmo, aperfeiçoando o imperfeito, dando um tempo, dando um jeito, desprezando a perfeição, que a perfeição é uma meta, defendida pelo goleiro, que joga na seleção, e eu não sou Pelé nem nada, se muito for, eu sou Tostão, fazer um gol nessa partida não é fácil, meu irmão”, diz a letra da música Meio de Campo, de Gilberto Gil, em sua homenagem”.
3) Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio Vieira de Oliveira, o popular SÓCRATES. Jogou no Botafogo de Ribeirão Preto, Corinthians, Flamengo, Europa e seleção brasileira. O seu toque refinado, principalmente com o calcanhar, encantou o mundo. Foi um dos fundadores da Democracia Corintiana, movimento de vanguarda no futebol brasileiro. Falecido.
4) Dr. Salomão Sales Couto, o popular SALOMÃO. Foi bicampeão pelo Campinense Clube nos anos de 1961/62. Tricampeão pelo Clube Náutico Capibaribe, em 1963, 64 e 65 naquela fase fenomenal do Hexa. Depois jogou no Santos Futebol Clube e no Clube de Regatas Vasco da Gama. Um dos maiores incentivadores da construção do CT do alvirrubro pernambucano. Integra a seleção do Clube Náutico de todos os tempos. Falecido.
5) Dr.Temístocles de Almeida Ribeiro, o popular CHINA. Jogador que surgiu na Associação Atlética Portuguesa de Cruz das Armas. Jogou no Botafogo Futebol Clube – PB, criou o clube da pelada e foi um dos fundadores do conceituado Sub -100. Presidiu a AGAP – Associação de Garantias do Atleta Profissional da Paraíba e ajudou vários ex-jogadores de futebol, foi prefeito da cidade de Conde – PB. Falecido.
Os cinco acima homenageados concluíram o curso e exerceram a medicina, jogaram no meio de campo e conseguiram também ser destaques fora das quatro linhas. Mentes e corpos privilegiados. Consequentemente escrevendo os respectivos nomes na história do nosso futebol.
SERPA DI LORENZO