Professores que integram os quadros da Vila Olímpica Parahyba estão participando, durante toda esta quarta-feira (7), de uma clínica de capacitação cujo tema é: “Inclusão Social Através do Esporte”. O evento ocorre no auditório da Funad e tem a iniciativa também da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), responsável pela administração do complexo esportivo.
Um dos palestrantes do encontro foi Hellosman de Olveira, vice presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Paraíba. Ele abordou sua experiência de vida por meio do esporte, após ter sofrido um acidente que o deixou sem o movimento das pernas e ainda apresentou, com base em estudos científicos, formas do professor acolher alunos que possuem algum tipo de deficiência.
“Foi uma primeira grande capacitação aos profissionais em educação física da Vila Olímpica, que estão tendo uma oportunidade incrível, por poderem partilhar conhecimentos e ainda assisterem palestras que abordaram temas como, o combate ao capacitismo e inclusão. As nuances envolvidas no processo de inclusão também foram abordados”, disse Alice Santos, psicóloga e assessora técnica da Funad.
“É de extrema importância uma encontro como esse, pois é uma maneira dos professores terem a condição de se capacitaram nesse aspecto, pois muitos alunos da Vila possuem deficiência e assim, possam serem ainda mais acolhidos. Inclusão é tudo e principalmente, dentro do esporte, que é uam ferramenta que envolve diretamente a a melhora da saúde”, frisou Keyciane Melo, gerente operacional da Vila Olímpica Parahyba.