Em Santos: Surto de norovírus atinge passageiros em cruzeiro de luxo

Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista

Mais de 100 pessoas foram infectadas pelo norovírus durante uma viagem à bordo do cruzeiro de luxo MSC Grandiosa, que saiu do Porto de Santos com destino ao nordeste na última semana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou surto devido ao número de infecções gastrointestinais atignir mais de 2% dos embarcados, critério para definição da nomenclatura. É o primeiro caso da temporada 2024-2025.

Os primeiros casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) foram detectados na última sexta-feira (17) durante monitoramento diário de casos de doenças em navios de cruzeiro realizado pela Anvisa. No total, 6.293 passageiros estavam à bordo do navio e 127 casos foram registrados. O número foi equivalente a mais de 2%, o que, segundo o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros, é considerado surto.

De acordo com o órgão nacional, os testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas dos passageiros identificaram o norovírus, mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista. O vírus é transmitido pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.

Uma equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) da Secretaria de Saúde de Santos, a pedido da Anvisa, esteve na manhã do último sábado (18) no navio, coletando amostras de cinco tripulantes com suspeitas de norovírus. Também foram coletadas amostras de água e alimentos. O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) na Capital.

Não há previsão da data do resultado destas amostras. Segundo comunicado da prefeitura da cidade, os tripulantes estavam com quadro geral estável e foram assistidos pela equipe médica da MSC.

A Anvisa apontou que foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies. Segundo orientações do Ministério da Saúde compartilhadas pela Agência com empresas do setor de navegação, para casos como estes o principal tratamento é a hidratação.

IG