4a Reunião da Câmara Temática de Esporte do Consórcio Nordeste foi realizada nesta quinta-feira (14), em João Pessoa

Foi realizado na manhã desda quinta-feira (14), no Centro de Convenções de João Pessoa, o 4° Reunião da Câmara Tenática do Esporte do Consórcio Nordeste. Em pauta, um debate sobre a importância da união entre o estados para fortalecer a políticas públicas para o segmento e sobretudo, a realização de grandes eventos na região.

Neste ano de 2024, as duas principais competições esportivas do Brasil na idade escolar, como, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), destinado para alunos entre 12 e 14 anos, ocorreram em Recife-PE e agora, com o apoio do Governo da Paraína, João Pessoa está recebendo até o dia 28, os Jogos da Juventude, para a faixa etária de 15 a 17 anos.

Durante o evento, Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), fez uma apresentação sobre todas as ações da pasta realizadas ao longo desse ano. Além dos eventos, foram apresentados também os programas e projetos que a Sejel vem executando também no segmento do esporte paralímpico.

Como encaminhanto do encontro, ficou decidido que em 2025, a Copa Rainha Marta de Futebol Feminino, que será realizada em Maceió, cada estado organizará uma competição que servirá como fase classificatória. Na próxima reunião, que ocorrerâ em Natal, no més de fevereiro, os secretários definirão os critérios dessas fases estaduais para decidir de que maneira, cada estado poderá definir sua equipe.

“Nessa reunião, que foi realizada aqui em João Pessoa, onde justamente está sendo realizado os Jogos da Juventude, decidimos, por unanimidade, em realizar a Copa Rainha Marta, em Alagoas. E o diferencial é os estados vão idealizar suas respectivas seletivas visando a fase final, que será em Alagoas”, disse Lindolfo Pires, titular da Sejel.

“Vai vir aí uma Copa de seleções de futebol feminino e isso é uma grande notícia para o esporte do Nordeste e sobretudo para o futebol feminino. É o Consórcio Nordeste liderando e inovando na gestâo das políticas públicas e agora, voltadas para o esporte”, frisou Glauber Pina, chefe de de gabinete do Consórcio Nordeste.