Orçamento Democrático Estadual: Segmento “esporte e lazer” ficou como segundo mais votado no geral e tido como prioridade em nove plenárias

Das plenárias realizadas por parte do Orçamento Democrático Estadual (ODE), o esporte foi o segundo tema mais votado pela população das 14 regiões geoadministrativas da Paraíba. Uma das maiores demandas elencadas pela população foi a interiorização e descentralização das ações da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) com a realização de eventos no interior, construção de espaços para a prática do esporte e lazer, bem como a viabilização de materiais esportivos.

Este ano de 2024 foi a primeira vez, desde 2011, que o segmento “esporte e lazer” foi tido como prioridade em nove das 16 audiências do ODE. Em João Pessoa, a população e os desportistas, representados pelas estrelas paralímpicas Silvana Fernandes e Petrucio Ferreira, solicitaram como prioridade, a construção de um Centro de Treinamento Paralímpico, equipamento esportivo adaptado aos paratletas paraibanos.

As regiões que votaram no esporte e lazer como prioridade foram: Cuité (2º), Sousa (1º), Cajazeiras (2º), Guarabira (3º), Catolé do Rocha (1º), Pombal (3º), Patos (1º), Itaporanga (2º) e João Pessoa (2º).
Vale destacar que o Esporte e Lazer ficou em segundo lugar geral entre as demandas mais solicitadas em todo o estado, atrás apenas da Educação (que foi solicitada em 12 oportunidades) e à frente de Agricultura Familiar, Mobilidade e Estradas, Saúde e Segurança Pública, pautas que recorrentemente são mencionadas.

“A população mostrando o quanto o esporte é necessário para a vida das pessoas. Agora, o trabalho do Governo do Estado em benefício desse segmento só vai aumentar e assim, a SEJEL mostrar ainda mais a sua força para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos”, disse Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).