Ele nasceu na próspera e populosa cidade canavieira de Santa Rita – PB, precisamente no dia 19 de setembro do ano de 1977, foi por seus pais registrado com o nome de IVANILDO BATISTA DO NASCIMENTO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o habilidoso atacante “BATISTINHA”.
Dos campinhos do bairro, o nosso homenageado foi levado, em 1996, para jogar nas categorias de base do histórico Santos Futebol Clube, o alvinegro de José Walter Marsicano, “o popular e abnegado Tereré”. No ano seguinte, ele já estava fazendo parte do departamento profissional da agremiação e sendo um dos destaques do seu elenco.
O seu futebol veloz, objetivo e dinâmico logo despertou interesse do Botafogo Futebol Clube, agremiação que o contratou e onde ele jogou várias e vitoriosas temporadas com a camisa alvinegra da Maravilha do Contorno. BATISTINHA foi titular e peça fundamental no bicampeonato de 1998 e 1999. Campeão e artilheiro da Copa Paraíba em 2002. Também foi campeão estadual no ano de 2003.
Em seguida, no ano 2004, BATISTINHA seguiu a vida de cigano da bola, jogando primeiro em várias equipes alagoanas: CSE – Clube Sociedade Esportiva de Palmeira dos Índios; Sport Club Penedense, da cidade de Penedo; Clube Sportivo Capelense, da cidade de Capela e no Murici Futebol Clube, da cidade de Murici. A sua passagem no futebol alagoano foi muito exitosa, com vários gols e excelentes recordações.
Em seguida, ele vestiu a camisa alvirrubra do Esporte Clube de Patos, onde também teve a oportunidade de colocar a faixa de campeão paraibano da segunda divisão, no ano de 2005. Posteriormente, foi jogar no futebol do estado do Rio Grande do Norte, defendendo as cores do Atlético Clube Corintians da cidade de Caicó e da Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense da cidade de Currais Novos onde foi artilheiro e campeão da segunda divisão.
BATISTINHA também teve rápida passagem no Auto Esporte Clube de João Pessoa, Esporte Clube Poções da Bahia, Miramar Esporte Clube de Cabedelo e Unibol Pernambuco Futebol Clube. Em 2010, vestindo as cores azul e branco, ele resolveu encerrar a sua carreira na equipe da Associação Desportiva Guarabira. Os ensinamentos e orientações dos treinadores Carlos Roberto, Neto Maradona e Ademir Muller tiveram muita importância em sua carreira profissional.
Hoje, BATISTINHA trabalha em uma conceituada empresa de segurança patrimonial. Nas horas de folga, joga na boa equipe máster do Botafogo Futebol Clube e relembra com saudade dos tempos em que entrava no gramado e escutava a torcida gritar o seu nome.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor IVANILDO BATISTA DO NASCIMENTO, o popular atacante “BATISTINHA”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.