VOCÊ SE LEMBRA DE JOÃOZINHO?
Ele nasceu na belíssima cidade de João Pessoa PB, precisamente no dia 18 de junho do ano de 1951, foi por seus pais batizado com o nome de JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o habilidoso meia esquerda “JOÃOZINHO”.
Tudo começou na década de 60, jogando na base do extinto 5 de Agosto Esporte Clube, equipe fundada pelo seu pai Manoel Batista Freire (Seu Nezinho Batista) e dirigida por seu irmão e técnico Biu Batista. Com sede no bairro Varadouro e portando as cores verde e amarelo, aquela saudosa agremiação contribuiu muito com o futebol de nossa capital, formando excelentes atletas para as equipes profissionais.
JOÃOZINHO era aquele meia esquerda que sabia armar o jogo, servia aos companheiros e também marcava vários gols. Com as duas pernas chutava bastante forte e com direção. Bom batedor de falta e de penalidade. Em 1970, esteve no Presidente Vargas vestindo a camisa alvinegra do Treze Futebol Clube. Posteriormente ele também jogou no alvirrubro Auto Esporte Clube e no alvinegro Botafogo Futebol Clube. Em todas essas equipes profissionais em que teve o prazer de jogar, foi elogiado pelos treinadores e pela imprensa. Porém, o momento financeiro e a realidade dos nossos clubes na época, não o incentivou a seguir na carreira de atleta profissional.
Ele lembra, inclusive, das palavras motivadoras dos treinadores Manoel Veiga, do Treze Futebol Clube e de Paisinho, este último do Botafogo Futebol Clube. Ambos enxergaram a forma íntima com que JOÃOZINHO tratava a bola. No clube do povo, jogou ao lado de atletas como Jota Alves, Solon, Carneiro, Fred e Chico Alicate. No Botafogo Futebol Clube, na época sediado no Estádio Olímpico José Américo de Almeida, o popular campo do Boi Só, esteve ao lado dos amigos e atletas Geraldo Chorão, Marco Antônio, Valdo, Walter Moreira, Odon, Valdeci Santana, Leone, Chico Matemático e Valdinho.
JOÃOZINHO, como muitos atletas daquela época, preferiu não seguir a carreira profissional e foi trabalhar no Unibanco. Com a obrigação de dar expediente todos os dias na agência bancária, a sua dedicação ao esporte foi direcionada ao futebol amador e ao futebol de salão, jogando nas tradicionais equipes do 5 de agosto Esporte Clube e no Clube Recreativo Flamengo, ambos do bairro Varadouro.
Outra boa equipe amadora da capital onde o nosso homenageado jogou, foi a CSU do Bairro dos Ipês, que era formada em sua base por ex-atletas profissionais. Como era costume nas décadas de 70 e 80, JOÃOZINHO também jogou futebol de salão em nossa capital, disputando os saudosos e acirrados jogos dos bancários, jogando na posição de central. O nosso homenageado, destacou-se com a bola pesada e foi convocado para compor a seleção bancária de futebol de salão e escolhido o melhor atleta da competição realizada no ano de 1978.
Hoje, aposentado, JOÃOZINHO lembra com muita saudade daquela época que jogar futebol não se ganhava dinheiro, que a grama não era bem tratada, a bola pesava muito e a chuteira era desconfortável, porém o futebol era bonito de se assistir.
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, o popular meia esquerda “JOÃOZINHO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.