VOCÊ SE LEMBRA DO LATERAL FERNANDES?
Ele teve o privilégio de nascer no nosso paradisíaco litoral sul, precisamente na cidade de Caaporã –PB, no dia 24 de abril do ano de 1985, foi por seus pais registrado com o nome de MICERLANIO FERNANDES DA SILVA FIGUEIREDO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o lateral “FERNANDES”.
FERNANDES, como ficou conhecido, teve a sua adolescência nos campos de pelada da belíssima praia de Pitimbu, onde foi se destacando como lateral esquerdo e também jogando no meio de campo. Das peladas para a base do América Futebol Clube da cidade de Caaporã foi rápido, precisamente no ano de 2003 jogando até 2004. Em 2005, chegou para o departamento amador do Botafogo Futebol Clube PB e já no ano seguinte foi promovido ao departamento profissional do clube da Maravilha do Contorno.
Como atleta profissional, FERNANDES seguiu o percurso que muitos jogadores da atualidade seguem, ou seja, teve que assumir a missão de cigano da bola, jogando em várias equipes do nosso imenso país. Ele vestiu e honrou as camisas do Campinense Clube, Treze Futebol Clube e Desportiva Perilima, todos times da cidade de Campina Grande PB; América Futebol Clube de Natal-RN; Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa e Ferroviário Atlético Clube, ambos clubes do estado do Ceará; Clube do Remo e Águia de Marabá Futebol Clube, equipes tradicionais do estado do Pará; Oeste Futebol Clube, Esporte Clube XV de novembro de Piracicaba e Associação Desportiva São Caetano, todas agremiações fortes do interior do estado de São Paulo e finalmente o Paraná Clube, time da belíssima cidade de Curitiba PR.
O nosso homenageado da semana, teve a oportunidade de conquistar vários títulos, aqui destacamos o de campeão paraibano em 2008 vestindo a camisa rubro-negra do Campinense Clube e novamente conquistar o título paraibano no ano de 2018, desta vez vestindo o manto alvinegro do Botafogo Futebol Clube. Quando vestiu a camisa azul e branca do Clube do Remo, ele sagrou-se campeão paraense e também foi campeão da copa dos campeões pelo Ferroviário Atlético Clube de Fortaleza.
No ano de 2021, jogando pela equipe do Águia de Marabá, ele resolveu que era hora de pendurar as suas famosas e disputadas chuteiras e se despedir dos gramados. FERNANDES, foi um jogador leal, habilidoso, que sabia defender e apoiar a equipe. Outro aspecto importante em sua carreira, era a facilidade que tinha de assimilar e executar o esquema tático planejado pela comissão técnica.
Hoje, formado em Educação Física, ele mora e trabalha na próspera e bonita cidade de Campina Grande, exercendo a função de personal trainer no Studio F6SOCCER. Na hora de folga, com os familiares e amigos, ele gosta de pegar os recortes de jornais e recordar com bastante alegria e saudosismo de sua época de jogador profissional.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor MICERLANIO FERNANDES DA SILVA FIGUEIREDO, o popular FERNANDES, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.
SERPA DI LORENZO