Os Jogos Paralímpicos da Paraíba – edição 2023 serão abertos nesta sexta-feira (14), às 16h. A solenidade ocorrerá no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba e contará com desfile dos participantes e ainda haverá homenagens às personalidades paraibanas ligadas ao paradesporto, como Dailton Freitas, ex-técnico da seleção brasileira de goalball; e a professora Helena Holanda, que desenvolve ações voltadas às pessoas com deficiência.
O evento, que é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), terá três dias de realização e todas as competições sendo disputadas na Vila Olímpica Parahyba. Ao todo, serão 300 participantes, entre atletas, técnicos e staffs nas diversas idades, competindo nas modalidades de: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha paralímpica.
“Esse é mais um evento que o Governo vem preparando com o intuito de movimentar paratletas de todas as regiões aqui da Paraíba. Lembrando que todos eles ficarão em hoteis e terão alimentação, além de transporte, e esses Jogos não têm limite de idade, pois são considerados abertos para os que gostam da prática do paradesporto”, disse Romero Souza, coordenador dos Jogos.
O secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim, enfatizou o crescimento de atletas paralímpicos na Paraíba. “Graças ao trabalho com projetos e programas que o Governo do Estado disponibiliza, o quantitativo de pessoas com deficiência que praticam o paradesporto vem aumentando bastante, assim como os resultados que eles conseguem em competições nacionais e internacionais, que vem sendo destaques”, frisou.
Pela programação, após a solenidade de abertura, por volta das 17h30, iniciarão as disputas do tênis de mesa e da natação. Já no sábado (15), a partir das 7h30, o atletismo.