HB e a Firmeza Politica. Confira o novo artigo de Dmétrius Faustino

Por: Dmétrius Faustino

HB E A FIRMEZA POLÍTICA

 

Conheci Hervazio Bezerra de maneira presencial no ano de 2006. Nessa época HB não estava mais licenciado do cargo de vereador, pois tinha deixado o cargo de secretário de saúde do município de João Pessoa em 2004 para concorrer à reeleição, pasta de saúde essa que lá trabalhou no seu gabinete de gestor, a minha esposa Nara, anfitriã dessa apresentação, e na época o prefeito era Cícero de Lucena Filho, meu conterrâneo da cidade de São José de Piranhas. Com o retorno de Hervazio para a Câmara, já que disputaria a sua reeleição como dito, Nara o acompanhou, indo trabalhar no seu gabinete.

Foi uma ocasião que anunciava um amanhã que, não sabia naquela altura como seria, mas o fato é que até hoje percebo nele, perseverança nas crenças e valores. Daí se ter criado em torno dele uma aura de respeito e profunda consideração. É o AMIGO DE SEMPRE.

Não pretendo aqui, abraçar um campo de estudo que abarca teorias profundas, mas apenas traçar um perfil histórico e político de HB, de maneira sucinta e resumida, através de fragmentos de textos de um e outro teórico sobre o protagonista, além de pesquisas documentais e de campo, para tentar explicar um pouco do seu perfil.

Hervazio Bezerra é um político que sempre assume de logo, sua posição política, sem pestanejar, sem se acovardar; e ainda tem um estilo sagaz e tenazmente afirmativo, desfiando seus argumentos com firmeza, sem descuidar da suavidade e respeito com seus adversos.

É certo que escrever envolve muito mais do que, apenas, vontade. Mas pela sua história e atuação modelar como parlamentar e agente público; pelas suas posições coerentes, sem preferência pelas facilidades de galgar degraus; sem ver o deboche como artifício de inteligência; sem negar o óbvio; pela sua fidelidade aos compromissos e aos valores em que se funda a verdadeira política, vamos direto ao ponto: Hervazio Bezerra é um parlamentar na expressão literal da palavra.

Psicólogo de formação, nasceu em João Pessoa, no dia 18 de setembro de 1955, precisamente na Rua Amaro Coutinho, no Centro da cidade de João Pessoa. Em seguida foi morar na Rua Ivo Soares, no Bairro do Roger, e aos 14 anos de idade mudou-se para a Rua Flávio Maroja, no Bairro de Tambiá, onde viveu e ascendeu praticamente toda a sua adolescência.

É filho do casal Luiz Gonzaga Bezerra Cavalcanti e Antonieta Silva Bezerra Cavalcanti; casado com Shirlene Dantas Gadelha; pai de Leopoldo Araújo Bezerra Cavalcanti (Léo Bezerra – eleito Vereador pela capital paraibana nas eleições de 2016, obtendo a maior votação: 7.016 votos e atual vice-prefeito), fruto do primeiro casamento com Maria de Fátima Araújo.

Nas temporadas de férias e feriados prolongados também da infância e adolescência, costumava frequentar a cidade de Bananeiras, lugar onde ainda hoje convive, e de forma mais assídua e compartilhada, pois participa significativamente da vida da cidade, para além da condição meramente circunstancial, como um morador que percebe o giro dos personagens pelas ruas, pelos bairros e praças. Tanto que costuma sempre afirmar, que essa cidade da tradicional Festa de Nossa Senhora do Livramento é a sua segunda pátria.

Ou seja, HB é parte integrante da cidade, sendo inclusive proprietário rural no município, onde adquiriu quando ainda estava exercendo mandato de Vereador de João Pessoa. Nessa terra fez criação em viveiro do peixe tilápia, e atualmente tem criação de camarão. Este gosto pela terra segundo o próprio Hervazio, herdou dos seus avós paternos e maternos, e dos seus pais, que também foram proprietários rurais em Bananeiras.

Descende de uma família de políticos: O avô por parte de pai e o primo Mozart Bezerra foram Prefeitos de Bananeiras; o tio Odon Bezerra também foi Prefeito de Bananeiras, e exerceu ainda os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal e Interventor na Paraíba; além de outros parentes como Clóvis Bezerra que foi Governador da Paraíba, Afrânio Bezerra Deputado Estadual, entre outros.

Iniciou os estudos no Colégio Sagrado Coração de Jesus, e posteriormente estudou no Colégio Pio XII, em João Pessoa. Em seguida estudou no Colégio Lins de Vasconcelos, e depois no Colégio Estadual de Tambiá, também na capital paraibana.

Tornou-se militante do movimento estudantil, quando ocupou o cargo de presidente do Diretório Acadêmico do curso de Psicologia do UNIPÊ, curso em que abraçou o diploma.

Em 1977, passou a ser servidor da Fundação de Saúde do Estado, na qualidade de psicólogo; de 1979 a 1982, atuou como assessor para assuntos de relações públicas do vice-governador do Estado; de 1983 a 1984, foi presidente da JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações do DETRAN/PB; durante o período de 1989 a 1992, ocupou o cargo de diretor administrativo da Secretaria de de Finanças do município de João Pessoa.

Na política partidária foi Vereador de João Pessoa por cinco mandatos, onde ocupou também o cargo de Presidente da Câmara por dois períodos (1997 a 2000).

Hervazio Bezerra foi também Secretário de Saúde do Município de João Pessoa no período de janeiro de 2001 a abril de 2004.

Após cinco mandatos consecutivos de Vereador por João Pessoa, ocupou o cargo de Deputado Estadual no período de março de 2011 a agosto de 2014, e também na qualidade de líder da bancada governista, como também no período de 2015 a 2017.

Nas eleições de 2018 se elegeu Deputado Estadual pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB, com uma votação de 31.288 sufrágios, onde se afastou por dois anos para ocupar o cargo de Secretário de Juventude, Esporte e Lazer. Atualmente, retornou a Casa Epitácio Pessoa.

Traz na veia ao longo de sua trajetória de vida pública, uma postura firme e definida, decidida e sem meias palavras, sempre com uma atuação política equilibrada, seja nos debates, embates ou em plenário.

Por estas e outras considerações, quero aqui parabenizá-lo pelo seu aniversário ocorrido no dia 19 de setembro próximo passado, e desejar muitas vitórias.