A cerimônia de abertura da segunda etapa das Paralimpíadas Escolares 2022 – Regional Norte-Nordeste acontecerá nesta terça-feira (23), em Natal-RN, após as chegadas das delegações nesta segunda (22). Ao todo, nove estados participam das disputas: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pará.
A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e promoverá provas de atletismo, bocha e natação entre os dias 24 e 26 de agosto. A pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá as provas de atletismo, enquanto as de natação acontecerão no Colégio Marista e a bocha será disputada no Centro de Convenções.
“Estamos bastante confiantes em levar muitas medalhas pra nossa Paraíba que sempre faz bonito nos jogos”, afirmou Laissa Guerreira, da bocha. Vários desses atletas são frutos do programa ‘Paraíba Paralímpica’, promovido pelo Governo do Estado, que busca fomentar o paradesporto em várias cidades.
As Paralimpíadas Escolares acontecem desde 2009 e são o maior evento esportivo do mundo para crianças com deficiência física, visual e/ou intelectual em idade escolar. A Paraíba conta com uma delegação de 82 pessoas entre atletas, staff e comissões técnicas.
“Nosso estado é tradicional na luta pelas primeiras colocações, sendo referência no trabalho feito pelos nossos professores com apoio dos familiares e, claro, esforço dos nossos atletas. Aqui não será diferente”, disse Jean Klaud, chefe de delegação da Paraíba.
Texto e foto: Gustavo Rováris