Por: Stefano Wanderley
O provável manager do Botafogo, Sven Goren Erikasson, é um dos treinadores mais respeitados da história do futebol italiano. Depois de várias temporadas a frente da Sampdoria, onde realizou um trabalho destacável, no final dos ano 90 transferiu-se para a Lazio, onde indicou a maioria dos jogadores e conquistou o título nacional depois de 26 anos.
Imaginem o que é comandar um time grande de uma capital que só havia ganho um campeonato italiano em mais de 100 anos de história. E foi assim sua história cravada no futebol da bota. Pois depois de 1974, o clube celeste de Roma, em 2000, levantou sua primeira taça de uma das principais ligas do mundo.
Depois disso, ele recebeu a proposta para comandar a seleção da Inglaterra e só não conseguiu passar das quartas por conta do Brasil, campeão, responsável por ter eliminado o time do técnico sueco. Mas, um dos seus trunfos na Copa da Coreia e Japão foi derrotar a seleção da Argentina.
Em 2006, novamente o English Team contou com o trabalho de Eriksson, responsável também por um bom desempenho, onde deu a oportunidade para Rooney disputar uma copa e ser um dos melhores da competição. Depois, assumiu o então esquecido Manchester City, na época ainda o primo pobre do United, e resgatou o nome do clube, que de lá pra cá, ganhou novamente o lugar entre os melhores da Europa.
A notícia de que o experiente Sven Goren pode ser o inovador para as categorias de base do Botafogo foi altamente positiva no mundo inteiro, inclusive na Itália, onde foi o seu maior foco no trabalho.