1 – Os primeiros quatro encontros foram entre Barcelona e “Madrid CF”, já que o prefixo “Real” só foi concedido pelo rei Alfonso XIII em 1920.
2 – O Real Madrid leva vantagem no confronto histórico em competições oficiais e é dono da maior goleada no ‘El Clásico’. Em 1943, a equipe merengue fez 11 a 1 no clube catalão, em jogo válido pela Copa do Rei. A tensão que envolveu esta partida foi tão grande, que muitos a consideram como um dos catalizadores da rivalidade entre as duas equipes.
3 – Basicamente, este confronto é garantia de gols. Desde o empate por 0 a 0 no Camp Nou, em 2002, não houve sequer um clássico sem pelo menos um tento. Nesse período, foram 152 gols em 46 partidas.
4 – As equipes têm se enfrentado não apenas dentro de campo, mas também competem, regularmente, por jogadores no mercado de transferências. Há casos recentes, como Neymar, André Gomes e Dani Ceballos, mas a “batalha” mais famosa foi por Alfredo Di Stéfano. O Real Madrid ganhou a disputa pelo argentino e o resto, incluindo cinco títulos da Copa dos Campeões da Europa (atual Uefa Champions League) é história.
5 – Não há muitos jogadores que atuaram por ambos os clubes ao longo da carreira, mas, o atual técnico do Real Madrid, Julen Lopetegui, é um dos poucos que fizeram. Apesar de nunca ter jogado um ‘El Clásico’, ao longo de sua carreira como goleiro, Lopetegui defendeu o Real Madrid entre 1988 e 1991 e o Barcelona entre 1994 e 1997.
Você pode assistir o VT completo deste grande clássico do futebol mundial neste domingo, às 20h30 da noite, na ESPN Brasil e no Watch ESPN.
Fonte: ESPN